terça-feira, 5 de abril de 2011

Unicamp apura acusação de fraude em artigos de professor de química

Editora científica invalidou pesquisas de Claudio Airoldi


31/03/2011 - 11:22

EPTV.com/G1

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu uma sindicância para apurar acusações de fraudes em 11 estudos de um professor titular de química da instituição. De acordo com reportagem do jornal" Folha de S. Paulo" publicada nesta quinta-feira (31), Claudio Airoldi teria inventado dados em artigos científicos. Ele é bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq ).

Onze trabalhos do pesquisador foram invalidados pelas revistas científicas onde foram publicados, segundo reportagem. Airoldi é bolsista nível 1A de produtividade em pesquisa do CNPq

O jornal afirma que, de acordo com a editora responsável pela publicação dos estudos, Airoldi teria falsificado imagens usadas para avaliar novas moléculas. As pesquisas, publicadas entre 2008 e 2010, foram feitas em colaboração com um então aluno de pós-graduação, Denis Guerra, hoje na Universidade Federal de Mato Grosso.

A equipe de reportagem do EPTV.com tentou contato com o pesquisador nos telefones de sua sala na Unicamp e no laboratório, mas ele não foi encontrado. Por telefone ao G1, Denis Guerra afirmou que “não existe falsificação de dados”. “Não existe nenhuma necessidade de um pesquisador da Unicamp fabricar dados, isso é uma acusação absurda”, disse ele.

“O que está acontecendo é uma falta de respeito com um cientista nacional. Porque os artigos foram retirados e não houve nenhuma satisfação. Nós mandamos as provas e não tivemos nenhuma resposta”, disse ele.

De acordo com a assessoria de imprensa da Unicamp, a universidade vai tomar as medidas institucionais adequadas ao caso. A investigação deve ser concluída em 30 dias. O Brasil não possui uma autoridade federal para avaliar casos como esse. Portanto, cabe às universidades aplicar penalidades caso sejam constatadas irregularidades.

Nota da Unicamp

Em atenção à solicitação, informamos o seguinte:

1) A Unicamp tomou conhecimento sobre as ocorrências envolvendo o Prof. Dr. Claudio Airoldi.

2) A Universidade instaurou uma sindicância interna para apurar os fatos e tomar as medidas institucionais adequadas ao caso.

3) O procedimento deverá ser concluído em 30 dias.

(Assessoria de Imprensa - Campinas, 30 de março de 2011)


http://eptv.globo.com/campinas/noticias/NOT,1,1,342417,Unicamp+investiga+acusacao+de+fraude+em+artigos+cientificos+de+professor+de+quimica+Claudio+Airoldi+em+Campinas.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário